Quando uma criança perde ou extrai dentes de leite (dentição primária ou decídua) precocemente devido a cárie, é possível que ela precise usar mantenedores de espaço. Por isso, é importante conhecer os benefícios que esse tipo de aparelho proporciona e como ele pode ajudar a manter a saúde bucal de seus filhos.
Esse aparelho é feito sob medida em acrílico ou metal feito pelo dentista ou ortodontista.O mantenedor de espaço pode ser removível ou cimentado na boca da criança. Sua finalidade é manter o espaço para a erupção do dente permanente no lugar certo. Os dentes de leite são importantes para o desenvolvimento da dentição e da musculatura e ossos bucais, e ajudam a posicionar corretamente os dentes permanente. Quando a criança perde um dente de leite e o espaço não é mantido, pode haver necessidade de tratamento ortodôntico. Nem toda criança que perde um dente de leite precisa de um mantenedor de espaço. Contudo, é sempre importante consultar o dentista/ortodontista para saber se o uso do mantenedor de espaço é necessário ou não.
Tipos de mantenedores:
- Removíveis: São semelhantes aos aparelhos ortodônticos e geralmente feitos em acrílico. Sendo utilizado um dente artificial para manter o espaço aberto para o dente permanente que vai "nascer".
- Fixos: São subdivididos em quatro grupos diferentes: banda e alça (unilateral), coroa e alça, guia de erupção distal (distal shoe) e lingual (arco de Nance).
Segue um vídeo esquemático:
OBSERVAÇÕES:
·
Sujeito a modificações para melhoria do conteúdo
·
Caso algum erro ou equívoco entre em contato, vamos fazer e transmitir
ciência!
·
Sugestões são sempre bem vindas!
CONTATO: ingriba86@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário